A USP já tem seu novo reitor: Marco Antonio Zago.

Zago, que é professor titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e foi Pró-Reitor de Pesquisa da gestão Rodas, foi o mais votado na consulta a comunidade e na eleição dos colegiados. Ele entra com a proposta de dar maiores incentivos a graduação e democratizar a universidade.

1508535_804848952863502_324010242_n1

Diferente de Rodas, que era o 2º da lista tríplice, Zago foi o 1º. Entretanto, isso não quer dizer que o governador ficou mais bonzinho ou que a USP finalmente se tornou uma universidade democrática. A consulta a comunidade não valeu de nada, quem escolheu foram os colegiados com uma composição extremamente anti-democrática (com ínfima participação de estudantes, funcionários e até de professores adjuntos). E no fim de tudo, o poder maior ainda está centrado no governador, que poderia escolher muito bem o 1º ou o último da lista. O feudo USP continua sendo feudo, com Rodas ou com Zago.

Zago terá muito trabalho pela frente, pois Rodas “fez merda pra dar e vender”, mas veremos se essa tal promessa de “democratização da universidade” será concretizada ou será simplesmente um slogan de campanha.

É bom ele já saber que por nossa parte, não vai faltar barulho pra que a USP deixe de ser a “melhor universidade e mimimi” no discurso e se torne de fato uma universidade pública e democrática.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s