MUDA SP na FSP

mudafsppequeno

Espaço MUDA SP – Semana de Recepção dos Calouros FSP USP 2014

Pela primeira vez na Semana de Recepção tivemos a presença do Movimento Urbano de Agroecologia de São Paulo.

“O MUDA SP é uma iniciativa conjunta de pessoas e organizações que atuam nas áreas de ecologia, agricultura sem venenos, convívio nos espaços urbanos, comércio justo, educação ambiental, gastronomia saudável, segurança alimentar e saúde pública, incluindo setores do poder público executivo e legislativo do município”¹.

O conhecimento seguido da reflexão e questionamento sobre como o alimento chega à mesa, como é consumido e como são descartadas as sobras é essencial. Os participantes deste ciclo somos nós, nossa família, amigos e futuros pacientes. Nele está integrada uma relação social, psicológica, econômica e cultural que não se dissociam e precisam ser levadas em consideração. Nutricionistas e sanitaristas lidam diretamente com a promoção da saúde, segurança alimentar e com a população, daí a necessidade de visar a saúde não apenas como suprimento das necessidades fisiológicas e ausência de doenças nos indivíduos. Convidamos o MUDA SP à Faculdade de Saúde Pública FSP USP pois acreditamos que o contato desde o início da formação dos estudantes possibilita uma maior conscientização tanto como cidadãos como futuros profissionais da saúde que, assim, poderão partilhar com mais responsabilidade o conhecimento com população, visando a saúde humana e ambiental.

Uma das necessidades básicas do indivíduo é a alimentação, mas comer e beber vai muito além de pensar em nutrientes, selecionar porções e fazer recomendações nutricionais.

O que vem neste prato além dos nutrientes de cada alimento?
A comida em seu aspecto integral, as toxinas nela presentes, a tradição local, o status que ela gera, os sentimentos que traz a quem come, quem produz, o acesso da população a esse alimento etc. Além disso o histórico daquilo que está na mesa, de onde veio, quem plantou, quem transportou, quem ganha com isso, a justiça , a conscientização. A agroecologia discute o impacto ambiental e social gerado desde a produção até a distribuição, ingestão e descarte de sobra destes alimentos sempre respeitando e o planeta e pensando em alternativas sustentáveis.

Agradecemos a presença de todos os participantes da roda sobretudo do Samuel Iwassaki( permacultor e professor de ioga), Susana Priz (arquiteta), Vanessa Menk (nutricionista e permacultora) e Stéphane, integrantes do MUDA SP, sem os quais a realização desta conversa não seria possível.

Texto integral de Nicole Samanta Dantas Reis

Convidamos a todos que conheçam mais sobre a agroecologia, alguns textos e filmes informativos:

Filmes recomendados: Pontal do Buriti: http://www.youtube.com/watch?v=qHQdWwZcGlg
O Veneno está na Mesa: http://www.youtube.com/watch?v=8RVAgD44AGg

Para mais informações acesse https://www.facebook.com/mudaspoficial

MUDA SP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s